Tendências da Gestão de Pessoas para 2022

Com a chegada de um novo ano, a pergunta que nós aqui da Indepe nós fazemos é: quais são as tendências para a Gestão de Pessoas para 2022?

Sabemos que o departamento pessoal e os recursos humanos das empresas e organizações são predominantemente burocráticos. E não que ela deixe se ser importante, mas o futuro da Gestão de Pessoas deve ser muito mais estratégico, baseado em conhecimento, habilidades e gestão.

Acompanhe quais são as perspectivas para o futuro da Gestão de Pessoas.

  • Evolução no recrutamento e seleção

Nos últimos anos as ferramentas para captação de candidatos evoluem, o que antes levava profissionais imprimirem o currículo e levarem até o seu escritório, já não é mais o cenário ideal. Contudo, uma alternativa mais rentável e interessante é utilizar da versão digital do documento, e principalmente utilizar uma empresa especializada em recrutamento e seleção, onde a empresa encontrara um banco de dados com profissionais adequados para a vaga e isso alinhado com a cultura da empresa, faz com que as contratações mais rápidas, também faz com que seja mais assertiva.

  • A experiencia do funcionário

O Employer Branding, traduzindo ao pé da letra é marca do empregador.  Essa é uma técnica que visa a reputação de uma empresa baseada em ser ou não um bom lugar para trabalhar, ou seja, são ações que tornam um ambiente convidativo a se trabalhar ou não. E quando bem aplicada é capaz de diminuir o número de rotação e atrair melhores talentos.

Fomentar o employer branding deve ser um dos principais objetivos dos gestores para 2022, uma vez que quando se constrói uma boa visão por parte dos trabalhadores, eles passam a ser promotores da empresa em que trabalha.

  • Flexibilidade

Um dos benefícios que é cada vez mais esperado nas empresas, claro que irá depender do trabalha e atividades desempenhas. Mas o modelo de jornada flexível, que permite trabalhar em home office ou mudar o horário de trabalho para se adequar a sua rotina.

PwC é um Network de firmas independentes e uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria, e realizou uma pesquisa com quase 200 mil funcionários. Veja o resultado

  • Os entrevistados gostariam de mais flexibilidade;
  • 66% alterariam seus horários de trabalho;
  • 62% gostaria de trabalhar em casa eventualmente;
  • 15% dos profissionais do sexo masculino abriria mão de salário e velocidade de progressão de carreira para trabalhar menos horas por dia;
  • 21% do sexo feminino tomariam igual decisão.
  • o feedback contínuo é também é um elemento de destaque;
  • 41% gostaria de ser recompensado ou reconhecido pelo trabalho, ao menos uma vez por mês

Com esses resultados já ficou claro o desejo dos profissionais em que a flexibilidade no trabalho seja. E ainda de acordo com uma pesquisa realizada pela NOME REVISTA, um em cada três funcionários está disposto a deixar o emprego se a empresa exigir presença total no escritório. Por isso, a perspectiva para a futuro da Gestão de Pessoas é adequar seus benefícios para incluir a flexibilidade, isso pode trazer um ganho de produtividade e redução de custos operacionais.

  • Desenvolver a liderança

Habilidade para liderar não é tão comum quanto se pensa, os lideres devem ser capacitados e desenvolvidos para o papel de liderança, uma vez que eles têm um papel importantíssimo no desenvolvimento e na gestão de pessoas.

E uma das tendências para 2022 é identificar na equipe os colaboradores que tem potencial para liderar, e assim, investir em sua formação e aprimorar suas habilidades.

  • Gamificação

Essa é uma estratégia que está ganhando espaço em empresas, e deixando de operar somente com empresas de tecnologia, está é uma das tendências que irá crescer em 2022.

A gamificação consiste em utilizar de jogos para envolver, engajar e estimular os colaboradores a desenvolveram determinadas ações. E utiliza de prática de jogo para determinar ações que os colaboradores devem realizar, para isso, é preciso definir um objetivo a ser atingido. Um exemplo de ação que pode ser aplicada aos colaboradores utilizando de gamificação é desenvolver um programa de sustentabilidade, identificar pontos de melhoria na sustentabilidade da empresa e utilizar da gamificação para definir objetivos, metas e prêmios para cada etapa alcançada.

E como seguir as estratégias ajuda a gestão do seu negócio?

Cada vez tem sido mais importante seguir novas estratégias e que trabalham com gestão de pessoas alinhada a novas tecnologias e novas estratégias para fazer a diferença na gestão. Pois além de melhorar a produtividade, a empresa como um todo é beneficiada ao adotar novas práticas.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Comments are closed

Curta nossa página