Sabemos que em um ambiente de trabalho negativo e com baixo astral, deixa seus os colaboradores propensos a ter um desempenho também negativo! Um clima organizacional agradável é fundamental para otimizar o trabalho da sua equipe e maximizar resultados, por isso, para te ajudar nessa tarefa iremos passar algumas dicas para que gestores e colaboradores mantenham o alto astral.


PARA GESTORES:

Seja um líder justo e empático, lidere ao lado de seus colaboradores e saiba como utilizar técnicas de resoluções de conflitos para lidar com quaisquer atritos. A peça chave é uma ótima comunicação, esteja aberto e muito mais que apenas delegar tarefas, esteva aberto para ouvir feedbacks negativos e sugestões do seu time.

– Ambiente de trabalho agradável também é um fator que influencia no clima organizacional, e é dever do gestor prover um ambiente favorável, sua equipe pode ser a mais qualificada e preparada para o trabalho, mas imagine quanto tempo é desperdiçado por falta de organização ou o quanto o falta de materiais necessários é prejudicial para o trabalho. Por isso invista em um ambiente organizado e estruturado.

– Valorize seus colaboradores, elogie quando merecido e ofereça feedbacks quando necessários, mas lembre-se o feedback deve ser um momento particular entre seu colaborador e você, gestor.

– Invista em benefícios, eles deixam sua equipe engajada e motivada com a empresa, oferecer plano de saúde, vale alimentação ou ticket refeição, plano odontológico, uma opção sempre muito apreciada por colaboradores é o incentivo a formação profissional, oferecendo cursos e treinamentos, além de agregar valor a sua empresa o conhecimento adquirido dos seus colaborares irá valoriza-los.

PARA COLABORADORES:

– Gentileza em primeiro lugar, é como o famoso ditado, gentileza gera gentileza. Ao adquirir e praticar hábitos de educação e simpatia o clima favorável no ambiente se propaga e o fluxo de trabalho ocorre de maneira positiva instigando assim um melhor desempenho dos colaboradores, bem como, engajamento entre a equipe.

– Mantenha-se organizado, e quando falamos de organização não é só de ambiente, viu?! Claro, é seu dever como colaborador manter a organização e a limpeza do seu espaço de trabalho, quando o ambiente é organizado proporciona a agilidade nos processos e otimizar o tempo.

– Outro fator que influencia no clima organizacional significativamente é o planejamento, pois o mesmo envolve entrega de resultados e metas que influenciam direta ou indiretamente a outros colaboradores, ninguém gosta de precisar cobrar o colega sobre algo que não fez, portanto respeitar os prazos e metas estabelecidos evita desconfortos aos demais da equipe.

– Falando em equipe, não podemos deixar de falar do trabalho em equipe que é uma peça chave é um fator decisivo para um ambiente de trabalho favorável, se a sua carga de trabalho está leve e o seu colega está sobrecarregado, é sempre uma boa prática oferecer ajuda, caso não seja sua área de experiência, forneça apoio, ofereça uma xicara de café ou chá, ou até mesmo um doce ou algo que posso melhorar o humor do seu colega.

– Por fim, evite fofocas ou desentendimento desnecessários, se existe um conflito de opiniões relacionado ao trabalho, e você e seu colega não conseguem chegar a um consenso, procure por seu gestor e peça por orientação. Mantenha sempre o respeito e a empatia com seu colega. Fofocas são desnecessárias em um ambiente de trabalho, mantenha o decorro e o nível de profissionalismo em todas as ocasiões.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Comments are closed

Curta nossa página